Como o estresse pode afetar o aprendizado de jovens e adultos

O estresse crônico pode ter efeitos negativos no aprendizado e na memória de jovens e adultos.

Como o estresse pode afetar o aprendizado de jovens e adultos

O estresse é uma resposta natural do corpo a situações que necessitam de uma resposta rápida. No entanto, quando o estresse é crônico, ou seja, quando o corpo está constantemente em estado de alerta, isso pode afetar negativamente o aprendizado e a memória.

Como o estresse afeta o aprendizado de jovens e adultos

Como dito acima, embora o estresse seja útil em situações de perigo imediato, o estresse crônico pode ter efeitos negativos no aprendizado e na memória. Isso porque quando o estresse é mais grave e de longo prazo, os altos níveis dos hormônios do estresse, como o cortisol, começam a ter um efeito nocivo para a memória e o desempenho cognitivo

Quando o cortisol é liberado em grandes quantidades por um período prolongado, ele pode afetar a comunicação entre as células nervosas no cérebro, especialmente no hipocampo, uma região importante para a memória e o aprendizado. Além disso, o estresse crônico pode prejudicar a capacidade do cérebro de formar novas conexões entre as células nervosas, o que pode afetar negativamente o aprendizado e a memória a longo prazo.

O estresse crônico pode afetar o aprendizado e a memória de jovens e adultos de várias maneiras. Pode, por exemplo prejudicar a capacidade de concentração e atenção, tornando mais difícil prestar atenção em sala de aula ou em outras atividades educacionais. Além disso, o estresse crônico pode afetar a motivação e a disposição para aprender, tornando mais difícil se concentrar e se envolver em atividades educacionais.

O estresse crônico também pode afetar negativamente a capacidade de resolver problemas e tomar decisões, habilidades importantes para o aprendizado e para a vida em geral.

Estratégias para lidar com o estresse

Embora o estresse seja uma parte normal da vida, existem estratégias que você pode usar para lidar com ele e minimizar os efeitos negativos. Algumas dessas estratégias incluem:

  • prática de exercício físico
  • meditação
  • técnicas de relaxamento
  • dieta saudáve
  • sono adequado

Como os psicólogos podem ajudar a lidar com o estresse

Os psicólogos podem ajudar você a lidar com o estresse de várias maneiras, desde identificar fontes de estresse até ensinar técnicas para diminuir o estresse, além de fornecer aconselhamento e apoio emocional. Se você está lidando com estresse agudo ou crônico, pode ser útil falar com um psicólogo para obter ajuda e suporte.

Entre em contato com a gente através do Whatsapp ou da nossa Central de atendimento para saber como podemos ajudar você.