Ansiedade: conheça 13 sintomas que merecem sua atenção

Ansiedade é um termo geral para vários distúrbios que causam nervosismo, medo, apreensão e preocupação. Conheça os sintomas!

Ansiedade: conheça 13 sintomas que merecem sua atenção
A ansiedade é um problema sério e que demanda atenção – Imagem: Antonio_Diaz/iStock

A ansiedade é uma resposta natural do nosso organismo a situações de estresse ou perigo iminente. No entanto, quando ela se torna constante e interfere na qualidade de vida, pode ser um sinal de um transtorno de ansiedade. Para que você possa reconhecer o problema e buscar ajuda quando necessário, separamos 13 sintomas comuns que merecem sua atenção.

1. Preocupação excessiva

A preocupação excessiva é um dos sintomas mais comuns da ansiedade. Pessoas com transtorno de ansiedade tendem a se preocupar muito, mesmo em coisas simples. Essa preocupação excessiva pode ser difícil de controlar e acabar interferindo nas atividades diárias.

2. Inquietação e agitação

Sentir-se constantemente inquieto e agitado também pode ser um sintoma de ansiedade. Pessoas com este sintoma podem ter dificuldade em relaxar, sentir-se tensas e incapazes de ficar quieta. Essa agitação constante pode ser acompanhada por outros sintomas físicos, como tremores e batimentos cardíacos acelerados.

3. Distúrbios do sono

Problemas de sono, como insônia ou sono agitado, são comuns em pessoas com ansiedade. A preocupação constante e a agitação mental podem dificultar o relaxamento necessário para uma boa noite de sono. Os distúrbios do sono podem levar a fadiga durante o dia e a um ciclo vicioso de ansiedade.

4. Fadiga

A ansiedade pode causar fadiga e cansaço excessivo, mesmo sem a realização de atividades extenuantes. Isso ocorre porque a ansiedade pode afetar o sono, dificultando pegar no sono ou manter durante a noite. A fadiga constante pode prejudicar o desempenho no trabalho, nos estudos e nas atividades diárias.

5. Dificuldade de concentração

Outro sintoma comum da ansiedade é a dificuldade de concentração. Pessoas ansiosas podem se sentir mentalmente distraídas e ter problemas para se concentrar em tarefas específicas. Isso pode afetar negativamente o desempenho acadêmico, profissional e até mesmo atividades simples do cotidiano.

6. Irritabilidade

A ansiedade pode levar a mudanças de humor e irritabilidade. A pessoa pode se sentir irritada com facilidade, reagir de forma exagerada a situações estressantes e ter dificuldade em lidar com pequenos contratempos. A irritabilidade constante pode afetar os relacionamentos interpessoais e a qualidade de vida em geral.

7. Sintomas físicos

A ansiedade também pode se manifestar através de sintomas físicos, como dores de cabeça, dores musculares, tensão no corpo, problemas digestivos, como dor de estômago e náuseas, e até mesmo palpitações cardíacas. Esses sintomas físicos podem ser confundidos com outras condições médicas, mas quando ocorrem em conjunto com outros sintomas de ansiedade, podem indicar um transtorno de ansiedade.

8. Medos e fobias

Pessoas com ansiedade podem ter medos e fobias irracionais. Elas podem sentir medo intenso em situações específicas, como voar de avião, altura, espaços fechados ou multidões. Esses medos e fobias podem levar a evitação dessas situações e causar limitações significativas na vida da pessoa.

9. Preocupação com a saúde

A ansiedade também pode se manifestar através da preocupação excessiva com a saúde. A pessoa pode ter medo de ter doenças graves, mesmo sem evidências médicas que sustentem esses medos. Essa preocupação constante com a saúde pode levar a visitas médicas frequentes e a uma busca incessante por respostas e garantias.

10. Isolamento social

Devido aos sintomas de ansiedade, muitas pessoas tendem a se isolar socialmente. Elas podem evitar eventos sociais, festas ou situações em que se sintam desconfortáveis. O isolamento social pode levar a sentimentos de solidão e aumentar ainda mais os níveis de ansiedade.

11. Problemas de apetite

A ansiedade pode afetar o apetite de uma pessoa. Algumas pessoas podem experimentar uma diminuição no apetite, enquanto outras podem ter um aumento no consumo de alimentos, especialmente aqueles ricos em açúcar e carboidratos. Essas mudanças no apetite podem levar a problemas de peso e afetar a saúde geral.

12. Pensamentos obsessivos

Pensamentos obsessivos e intrusivos são sintomas comuns de transtornos de ansiedade. A pessoa pode ter pensamentos repetitivos e indesejados, que podem ser difíceis de controlar. Esses pensamentos podem causar angústia significativa e interferir no funcionamento diário.

13. Ataques de pânico

Os ataques de pânico são episódios intensos de medo e ansiedade, acompanhados por sintomas físicos graves, como batimentos cardíacos acelerados, dificuldade em respirar, tremores e sensação de perigo iminente. Os ataques de pânico podem ocorrer de forma isolada ou serem recorrentes, e muitas vezes estão associados a transtornos de ansiedade.

Como posso tratar a ansiedade

Todos passamos por momentos de ansiedade e estresse. No entanto, se este tipo de situação for frequente ou estiver afetando a sua vida, o melhor caminho é buscar o auxílio de profissionais especializados.

Com o ZenConecta você conta com profissionais qualificados que podem ajudar você a superar este problema. Entre em contato com a gente através do Whatsapp ou da nossa Central de atendimento para saber como podemos ajudar você.