6 benefícios surpreendentes da meditação para a saúde mental

Essa atividade simples pode fazer milagres para o seu bem-estar, auxiliando na redução da ansiedade.

6 benefícios surpreendentes da meditação para a saúde mental
A meditação pode contribuir para a redução do estresse. (Imagem: PeopleImages/iStock)

Você provavelmente já deve ter se deparado em algum momento com dicas para reduzir o estresse. No entanto, provavelmente percebeu que não é tão simples acabar com o estresse, não é mesmo? Isso acontece porque sensações de ansiedade ou estresse são respostas comuns do nosso corpo em certas situações. Porém, estes sentimentos, quando são frequentes, podem acarretar em sérios danos para a nossa saúde mental.

O estresse crônico pode ter diversos impactos na saúde física e mental de uma pessoa. É aqui que a terapia desempenha um papel vital na redução do estresse e na promoção do bem-estar.

A terapia, particularmente a terapia cognitivo-comportamental (TCC), é uma ferramenta eficaz na redução do estresse a longo prazo. Ela permite que as pessoas explorem suas preocupações, medos e ansiedades com a ajuda de um profissional qualificado. Os terapeutas podem ajudar os indivíduos a identificar padrões de pensamento negativos e comportamentos destrutivos que contribuem para o estresse. Mas você sabia que aliado à terapia, a meditação também pode ajudar a reduzir o estresse?

Como a meditação pode ajudar

A meditação é uma prática antiga que tem conquistado reconhecimento crescente por seus benefícios na redução do estresse. Ela pode ser realizada de várias maneiras, e ao contrário do que algumas pessoas pensam, praticar meditação não significa "pensar em nada".

Leia também: Estresse crônico também pode afetar os rins, diz especialista

Há inúmeros benefícios da meditação comprovados pela ciência que podem ajudar a reduzir o estresse, bem como evitar problemas de saúde mental e efeito burnout. Veja alguns exemplos a seguir.

6 benefícios da meditação para a saúde mental

1. Ajuda a melhorar a memória

Uma melhor concentração através da meditação regular pode aumentar a memória e a clareza mental. Esses benefícios podem ajudar a combater a perda de memória e a demência relacionadas à idade.

2. Controle da depressão

A meditação também pode ajudar a reduzir os sintomas da depressão por meio da atenção plena e da regulação emocional. Um estudo publicado na revista Frontiers observou indivíduos em um retiro de ioga e meditação de três meses e descobriu que os participantes mostraram melhorias significativas na depressão após o retiro, bem como maior resiliência ao estresse e bem-estar.

3. Melhora a qualidade do sono

A meditação pode melhorar a capacidade e a qualidade do sono de uma pessoa. Embora sejam necessárias mais pesquisas para confirmar a eficácia da meditação como um auxílio para dormir a longo prazo, foi demonstrado que seus efeitos ajudam no tratamento da insônia, bem como em problemas relacionados ao sono diurno, como a fadiga. Veja aqui 4 técnicas de meditação que podem transformar sua vida!

4. Redução do estresse

A meditação pode diminuir o estresse. Também pode melhorar os sintomas de condições relacionadas ao estresse, incluindo síndrome do intestino irritável (SII), transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) e fibromialgia.

5. Regula o humor

Quando praticada ao longo do tempo, a meditação tem a capacidade de mudar a forma como você reage emocionalmente às situações. Elementos da meditação, que geralmente incluem atenção plena e respiração controlada, podem levar a reações menos impulsivas. Isso significa que, em vez de reagir a partir de um estado emocional intenso, como raiva ou pânico, as pessoas que praticam meditação regular podem ganhar a capacidade de regular seu humor com mais sucesso.

6. Ajuda a aprimorar a força de vontade

A meditação desenvolve a disciplina mental necessária para evitar hábitos inúteis. A meditação aumenta a autoconsciência ao criar o hábito de focar no presente, permitindo que você perceba seus pensamentos à medida que eles surgem.