Como a terapia pode ajudar vítimas de violência doméstica

A terapia é um espaço seguro e eficaz para vítimas de violência superarem o trauma.

Como a terapia pode ajudar vítimas de violência doméstica
A violência doméstica é um problema sério que demanda atenção e cuidados. (Imagem: demaerre/iStock)

De acordo com o boletim "Elas vivem: dados que não se calam", publicado pela Rede de Observatórios da Segurança, em 2022 foram registrados 2.423 casos de violência contra a mulher no Brasil. Isso significa que uma mulher é vítima de violência a cada quatro horas no país. Dados como este escancaram como a violência doméstica é um sério problema e que afeta mais mulheres do que podemos imaginar. Mas há um outro dado assustador que muitas vezes não paramos para pensar: a falta de suporte para as vítimas.

Você sabia que a violência doméstica não é apenas física, como muitas pessoas pensam? Ela pode ser classificada em cinco categorias, de acordo com a Lei Maria da Penha: física, psicológica, moral, sexual e patrimonial. Veja a matéria completa no site Seleções para saber mais sobre cada uma delas!

Muitas vítimas evitam pedir ajuda porque não entendem que a violência não é apenas violência física. Além disso, é comum que as vítimas de violência doméstica e familiar experimentem medo, vergonha e optem por se isolar por medo de ser julgadas. Trata-se de formas de agressões complexas e que muitas vezes podem não ser tão perceptíveis para quem está ao redor. Por isso, caso alguém relate que está sofrendo violência, acolha essa pessoa, escute e demonstre-se disponível para ajudar. Não julgue a pessoa por estar vivendo aquela situação; lembre-se que ela é uma vítima.

Como a terapia pode ajudar

É comum que vítimas de violência doméstica sofram com traumas que afetam a sua saúde mental e emocional, impedindo que tenham uma vida plena e saudável. No entanto, o que pouca gente sabe é que não precisa ser assim. Você sabia que a terapia pode auxiliar quem sofreu com algum tipo de violência a superar esses traumas?

A psicoterapia pode ajudar as vítimas a reconstruirem suas vidas. Vítimas de violência doméstica geralmente sofrem de traumas, que podem se manifestar de várias formas, como TEPT(Transtorno do Estresse Pós-traumático), ansiedade, depressão... Em todos esses casos a terapia pode ajudar.

A terapia é uma forma da vítima poder falar sobre o que sofreu sem ser julgada, em um espaço seguro e, principalmente, confidencial. O psicólogo pode ajudar a processar suas emoções, criando estratégias saudáveis para lidar com o trauma provocado pelo agressor. Veja a seguir algumas formas que a terapia pode ajudar:

1. Reconstrói a autoestima

É muito comum que vítimas de violência doméstica sofram com uma baixa autoestima. Nesses casos, a terapia ajuda a reconstruir a autoconfiança e cultivar uma imagem positiva de si mesma, recuperando a autoestima.

2. Ajuda a reconhecer relacionamento abusivos futuros

Muitas vítimas de violência doméstica podem se encontrar em padrões de relacionamentos tóxicos sem saber. Mas, através da terapia, elas podem aprender a reconhecer esses sinais e a buscar relacionamentos mais saudáveis.

3. Auxilia a vítima a lidar com gatilhos

A terapia ensina habilidades práticas para enfrentar momentos difíceis e situações de gatilho. Isso ajuda as vítimas a lidar com o estresse e a ansiedade de forma eficaz.

4. Ajuda a acabar com o sentimento de culpa

Muitas vítimas de violência doméstica carregam uma carga de culpa e vergonha. A terapia ajuda a desconstruir esses sentimentos e a perceber que a responsabilidade recai sobre o agressor, não sobre elas.

5. Auxilia com apoio emocional

A terapia também pode oferecer apoio emocional enquanto as vítimas buscam justiça legal contra seus agressores. Isso pode ser uma parte crucial do processo de recuperação.

6. Contribui para o fortalecimento de laços sociais

A violência doméstica muitas vezes isola as vítimas. A terapia ajuda a fortalecer os laços sociais, incentivando a reconexão com amigos, familiares e comunidade.


Embora a jornada de recuperação seja única para cada vítima, a terapia oferece um caminho claro em direção à cura. Ela capacita as vítimas a retomarem o controle de suas vidas e a construírem um futuro mais saudável.

Buscar ajuda para lidar com os traumas causados pela violência doméstica é um sinal de força e coragem. Saiba que se você foi vítima de violência doméstica, pode ser difícil superá-la sozinha. Sendo assim, o ideal é se consultar com um psicólogo. Este profissional poderá ajudar a identificar os traumas e ensinar técnicas de enfrentamento eficazes.

Se você foi vítima de violência e está procurando ajuda, o ZenConecta pode ajudar. Fale com um de nossos especialistas e descubra como você pode cuidar da sua saúde mental sem sair de casa!