Estresse: o que é e quais são as causas

O estresse excessivo ou constante pode trazer prejuízos à saúde.

Estresse: o que é e quais são as causas
(Imagem: AaronAmat/iStock)

O estresse pode ser definido como tudo o que perturba as formas naturais de autorregulação do organismo. A cada momento, o corpo ajusta a pressão arterial, a temperatura, a frequência cardíaca, os níveis hormonais e outras variáveis. Esses fatores são controlados pelo cérebro, que indica ao sistema endócrino (glândulas e órgãos produtores de hormônios) quais ajustes fazer de acordo com as circunstâncias, incluindo ferimentos, doença e exposição prolongada a temperaturas extremas.

A reação de luta ou fuga tem origem no hipotálamo, um órgão do tamanho de uma ervilha situado no cérebro. Também é lá que as emoções e recordações são processadas, e os sentimentos e necessidades básicos – fome, sede, desejo, fúria, pânico e dor – são controlados. Talvez seja pelo fato de o hipotálamo processar tanto as reações emocionais quanto as sensações físicas que os acontecimentos que ameaçam nossa sensação de segurança, autoestima ou posição social – como a perda de emprego do cônjuge ou doença na família – coloquem o corpo no mesmo estado de alerta máximo que uma fratura óssea ou o som de uma frenagem brusca no trânsito.

Com o tempo, a reação física ao estresse mental pode se tornar uma sobrecarga para o sistema imunológico, para o coração e talvez até para o cérebro. Paradoxalmente, no curto prazo, o estresse pode ter efeitos positivos.

Qual é a causa do estresse?

Qualquer coisa que provoque sentimentos fortes, sejam eles dolorosos (raiva, tristeza ou medo) ou agradáveis (alegria ou excitação), pode desencadear uma reação de estresse. É por isso que os acontecimentos positivos, como o nascimento de um filho, são também considerados causadores de estresse.

Segundo os especialistas, o fator comum entre os tipos de estresse é a mudança. Quando as circunstâncias e a rotina da vida são alteradas, para melhor ou para pior, ajustes sempre são necessários, e o esforço e o caráter imprevisível do futuro contribuem para um aumento do estresse.

Em 1967, os psiquiatras Thomas Holmes e Robert Rahe, da Universidade de Washington, mostraram as ligações existentes entre 43 tipos de acontecimentos ou mudanças importantes na vida e as doenças relacionadas com o estresse. Além de terem provado que o risco de doença aumentava no ano subsequente a esses acontecimentos, os pesquisadores conseguiram classificá-los por ordem de grandeza do nível de estresse que causavam.

O questionário sobre o estresse baseado naquele estudo foi revisto, e um dos objetivos da nova pesquisa era saber se os eventos causadores de estresse continuavam a ser associados à doença. Eis os resultados finais: a ligação entre alto nível de estresse e doença continua tão forte quanto antes.

Principais causas de estresse

Estresse máximo

  1. Morte de cônjuge
  2. Divórcio
  3. Pena de prisão
  4. Morte de parente próximo
  5. Ferimento ou doença pessoal
  6. Casamento
  7. Perda de emprego
  8. Mudança de casa

Estresse elevado

  1. Reconciliação
  2. Aposentadoria
  3. Doença grave de um familiar
  4. Gravidez
  5. Problemas sexuais
  6. Nascimento de bebê ou novo membro na família
  7. Perda de emprego
  8. Dificuldades financeiras
  9. Morte de amigo íntimo

Estresse moderado

  1. Discussões familiares
  2. Assumir grandes dívidas (como financiar a casa)
  3. Ação legal por dívida
  4. Novas responsabilidades no trabalho
  5. Entrada ou saída de filho da escola
  6. Saída de filho de casa
  7. Dificuldades com família do cônjuge
  8. Mudança de condições de vida
  9. Problemas com superior hierárquico

Estresse baixo

  1. Alteração das condições de trabalho
  2. Mudança de escola
  3. Férias
  4. Mudança no contato com familiares
  5. Pequenas transgressões da lei
  6. Entrar ou afastar-se de um grupo social
  7. Natal
  8. Assumir empréstimo pequeno